Os kata do Miyagi-Do apresentados na série Cobra Kai da Netflix merecem uma postagem aqui na AKIRS. Tenho visto gente dizendo que o estilo praticado pelo Daniel san seria o Goju-Ryu, mas mostrarei que estão equivocados…
Bom, inicialmente tenho que fazer uma ressalva: os protagonistas da série não são realmente sensei e tem muita coisa de TV ali. Ninguém sai ganhando faixa-preta em 6 meses em um dojo sério, então a coisa demora um tanto a mais na vida real!
Da mesma forma, dominar um kata também não é algo que se faz em 1 mês. Você até pode aprender a coreografia do kata, mas aprender é um conceito diferente. Funakoshi sensei no seu livro “Meu modo de vida” conta que Azato sensei, o seu professor, tinha como filosofia “hito kata san nen“, um kata a cada 3 anos!
Ou seja, aprender um kata era saber a fundo o seu significado, seu bunkai (aplicação) e detalhes.
Os kata do Miyagi-Do
Então vamos ao tópico deste artigo: os kata praticados pelo Daniel Larusso e ensinado aos seus alunos!
Começamos dizendo que embora o estilo praticado seja próprio da série/filmes, ou seja, Miyagi-Do, claramente ele foi baseado não no Goju-ryu como muitos dizem, mas sim no SHITO-RYU. E isto é comprovado por 2 motivos:
a) quem coreografou e até dublou lutas nos filmes foi Fumio Demura sensei, proeminente mestre de Karate-do Shito-ryu;
b) os kata mostrados na série são tanto da linha de Chōjun Miyagi (Naha-te) quanto Anko Itosu (Shuri-te), característica principal do Shito-Ryu. Então por isso apareceram kata das DUAS linhagens pois o estilo engloba os dois, diferente se fosse apenas Goju-ryu.
E afinal, quais kata aparecem? De pronto, 2 kata ficaram muito marcados na série: Seienchin e Kushanku.
Seienchin
Kata muito praticado no Goju-Ryu e no Shito-Ryu. Kata forte, com diversas técnicas em ângulos de 45º no seu embusen. Uma característica é não ter técnicas de chute! Na SKIF, a escola japonesa que seguimos em nosso dojo, este kata foi introduzido por Kanazawa sensei para praticarmos a base Shiko-dachi.
Nos filmes, este é o kata ensinado ao Daniel pelo senhor Miyagi e que aparece repetidamente, também na série.
Existem diversas versões deste kata, mas esta da Rika Usami (Shito-Ryu) fazendo é fenomenal:
Se olhar apenas este kata e a foto de Chojun sensei na parede que apareceu em uma cena, SIM, Miyagi-Do poderia ser apenas Goju-Ryu. Mas daí aparece outro kata que TODO estilo proveniente do Shuri-te conhece!
Kushanku
Este kata apareceu na série Cobra Kai no treino no lago das carpas, no dojo de Daniel san. Kushanku, Kusanku ou para o pessoal do Shotokan, Kanku Dai!
O mais longo kata no nosso estilo, Kushanku foi o kata desmembrado por Itosu sensei e que deu origem ao Pinan (Heian). Este kata NÃO É praticado no Goju, mas sim no Shito-Ryu, Wado-Ryu, Shorin-Ryu, Shotokan, etc.
A abertura é característica desta forma. No Shotokan, Kanku Dai é “Contemplando o céu”, uma vez que deve-se olhar atráves da janela formada pelas mãos.
Como não fazem todo o kata e, novamente, não são karatekas fazendo, não sei qual versão é. Mas para comparação, segue uma versão praticada na escola Seibukan, de Okinawa, no estilo Shorin-Ryu:
Então temos estes dois kata, de linhagens diferentes, mostrados no programa. Seienchin e Kushanku são kata bem complexos, com muitas técnicas e cada um tem o seu propósito. Novamente, Miyagi-do é um estilo próprio da série, não sendo nem Goju nem Shito, mas EU acredito mais neste último como influência.
Aprender o kata é aprender Karate-do. Ele vai dar a solução para as mais diversas situações que se possa encontrar em uma luta, mas para isto é preciso estudá-lo e praticá-lo com suas aplicações, não apenas a sua forma!
Como bônus, que tal uma cena do filme “Quebrando Regras 3”, mostrando o kata SEIPAI, com o karateka (aí sim!) Michael Jai White. Aliás, ele é preta em Kyoskushin, Goju-Ryu e Shotokan: